O Sorriso é uma formula de beleza mais eficaz que qualquer cosmetico!

domingo, 23 de janeiro de 2011

Câncer de Pênis

O câncer de pênis é neoplasia que acomete o pênis. É uma patologia relativamente rara, mas no Brasil, ocorre uma das maiores incidências do mundo.
É uma doença que assusta muito, pois seu tratamento é mutilante, uma vez que é necessária a amputação (retirada) de parte do pênis ou, em alguns casos, do órgão inteiro.
Porém é muito fácil evitá-la. Basta que se faça a higiene adequada do órgão masculino.
Os principais fatores de risco para esse câncer são o esmegma (aquele “sebo” branco que se acumula na glande – “cabeça do pênis”) e a fimose (quando o prepúcio – pele que recobre a glande – é muito “apertado” e não permite a exposição da glande). Como a fimose impede a visualização da glande, não é possível lavá-la, acumulando “sujeira”, que leva ao risco de formar o câncer do pênis.
Assim, no caso de fimose em você ou seu filho, procure um urologista para o tratamento adequado.
E lembre-se de lavar corretamente seu pênis. Puxe o prepúcio (pele), expondo completamente a glande (“cabeça do pênis”) e lave com água e sabão neutro, ao tomar banho e após relações sexuais. Depois, enxugue a região. Também é importante puxar a pele quando for urinar, para não acumular urina na região.

Câncer Colorretal (Cólon, Reto e Intestino Grosso)

O que é o câncer colorretal?
O câncer colorretal é uma neoplasia que se origina de qualquer porção do colón, reto ou canal anal. A doença começa na camada superficial do revestimento intestinal e com o tempo vai atingindo as camadas mais profundas.
Atinge pessoas de qualquer sexo e idade, mas é mais comum após os 50 anos. No Brasil, para o ano de 2010, há uma estimativa de 13.310 casos novos em homens e 14.800 casos novos em mulheres, sendo assim, o 4° tumor mais comum em homens (ficando atrás de próstata, pulmão e estômago) e o 3° tumor mais comum em mulheres (depois de câncer de mama e colo de útero).
Em 2009, o Hospital de Câncer de Barretos registrou 649 casos de câncer colorretal, cujos dados se dividem entre Cólon (305), Junção Retossigmóide (30), Reto (285) e Canal Anal (29).
Como ocorre o câncer colorretal?
A maioria dos tumores começa como uma lesão benigna que evolui lentamente até transformar-se em um tumor maligno (câncer). Nesta fase de evolução, é possível retirar a lesão e impedir a sua evolução para um câncer. Por isso, a prevenção é uma atitude importante para a detecção precoce das lesões, ainda em fase benigna ou em estádios clínicos iniciais e curáveis.
O que são pólipos?
Os pólipos são pequenas lesões que se desenvolvem na mucosa do intestino grosso e podem sofrer degeneração até evoluírem para o câncer intestinal. Os pólipos podem ter o formato chato (conhecido por séssil e sendo mais propenso a se tornar maligno) ou em forma de cogumelo (conhecido como pediculado e possui uma possibilidade menor de se tornar maligno). O diagnostico e a retirada dos pólipos, evitam a degeneração e progressão para neoplasia. Logo, o acompanhamento e tratamento dos pólipos é uma atividade importante.
Os pólipos ainda podem estar relacionados com condições hereditárias como a Polipose Adenomatosa Familiar e algumas síndromes, que podem causar o aparecimento de diversos pólipos no cólon e no reto.
Fonte:http://www.cliquecontraocancer.com.br/paginas.cfm?id=73&p=cancer-colorretal--colon,-reto-e-intestino-grosso-

Cancer de bexiga

Câncer de Bexiga é um tumor que se origina nas células que recobrem a bexiga pelo lado de dentro, ou seja, aquele que está em contato direto com a urina. É um tumor relativamente raro e acomete mais os homens que as mulheres. Em geral, substancias tóxicas que passam a ser eliminadas na urina, são fatores importantes para o desenvolvimento do câncer e o tabagismo está dentre os principais culpados.
A bexiga é responsável por armazenar a urina formada pelos rins e liberá-la quando se tem vontade. Normalmente, o câncer de bexiga começa na camada de revestimento interior do órgão, formada por células chamadas de uroteliais. Na maioria das vezes, o tumor nasce nessas células e cresce para dentro da bexiga, onde a urina fica armazenada. Porém, quando ele não é descoberto a tempo, pode haver um crescimento maior do tumor a ponto de penetrar no músculo da bexiga. Neste momento, a chance do tumor se disseminar pelo corpo é maior. Nos casos mais graves, o tumor pode já ter crescido demais e penetrar órgãos e partes do corpo que estão em volta da bexiga.
Sintomas comuns do câncer de bexiga incluem sangue vivo ou coloração avermelhada na urina, dor em baixo ventre ou desconforto ao urinar, vontade de urinar várias vezes ao dia e sensação de urina presa. Porém, estes sintomas não são indícios definitivos de câncer de bexiga, outras doenças podem os causar. Contudo, qualquer pessoa com tais sintomas deve procurar um médico.
A avaliação de um médico é fundamental, pois só conhecendo como os sintomas e sinais da doença começaram e evoluiram, ele poderá fazer o exame físico e solicitar os exames necessários para que o diagnóstico seja feito. Exames de diagnóstico de câncer de bexiga podem incluir exames laboratoriais de sangue, urina e a cistoscopia (um exame que olha a bexiga por dentro e pode ver o que está errado). Os pacientes podem ser submetidos a um ou todos estes exames, dependendo do caso.
Os principais tipos de tratamento do câncer de bexiga são cirurgia, radioterapia, imunoterapia e quimioterapia. Com base no estágio do câncer, o seu médico fará a escolha entre um ou mais destes tratamentos ao paciente.

Cancer de Pulmao

Câncer de Pulmão é um tumor maligno que se inicia nas células do pulmão, geralmente nas células que revestem as passagens aéreas. Os dois principais tipos são: câncer do pulmão de células pequenas (CPCP) e câncer de pulmão de células não-pequenas (CPCNP), que são tratados de formas diferentes. Cerca de 85% de todas as neoplasias de pulmão são CPCNP, tipo com três sub-tipos principais. Os sub-tipos são divididos com base em tamanho celulares, forma e estrurura química, e o diagnóstico é baseado em como as células se mostram à microscopia.
Em fase inicial o câncer do pulmão geralmente não causa sintomas. Se o câncer cresce, alguns sintomas comuns podem incluir tosse, dificuldade respiratória (dispnéia), dor torácica, sangue no escarro, rouquidão (disfonia), infecções freqüentes, fadiga e perda de peso. Outros problemas de saúde podem causar esses sintomas, mas qualquer pessoa apresentando-os deve ver um médico, principalmente se estes sintomas estão se agravando ou se duram mais de duas semanas.
Câncer de pulmão é raramente encontrado precocemente, porque a maioria das pessoas não apresentam sinais da doença até que ela tenha progredido para estágios avançados. Se o câncer de pulmão é detectado durante as fases iniciais da doença, geralmente é encontrado por acaso. Alguns exames médicos utilizados para diagnosticar o câncer de pulmão, e para ver se ele se propagou, são a radiografia de tórax, tomografia computadorizada, ressonância magnética, PET scan, cintilografia óssea, ultrassonografia, mediastinoscopia e broncoscopia. Independente do método de obtenção, a biópsia (ou citologia, caso não seja possível a realização de biópsia) é imprescindível para adequado tratamento.
Tratamentos para o câncer de pulmão podem incluir quimioterapia, radioterapia e cirurgia. Mais do que um tipo de tratamento pode ser utilizado de cada vez, dependendo do estágio da doença.
Fonte: http://www.cliquecontraocancer.com.br/paginas.cfm?id=15&p=cancer-de-pulmao

sábado, 15 de janeiro de 2011

Cancer de Prostata


Câncer de Próstata
O câncer de próstata é hoje, o tumor mais frequente em homens (excetuando-se os cânceres de pele), representando cerca de 4 em cada 10 cânceres que atingem a população masculina brasileira com mais de 50 anos de idade. É também o 2º câncer em causas de morte no Brasil. Estima-se que cerca de 50.000 novos casos de câncer de próstata sejam diagnosticados hoje. O objetivo desse link é alertar todos os homens e também suas companheiras sobre a importância em cuidar de sua saúde.

Prevenção de Câncer de Próstata
Não foi descoberta ainda uma vacina ou uma medicação que previna o câncer de próstata. Porém os estudos mostram que alguns hábitos saudáveis podem diminuir sua incidência. São basicamente hábitos alimentares que também ajudam a prevenir outros tumores e também outras doenças (como as doenças do coração). Recomenda-se a ingestão de pouca gordura animal, grande quantidade de vegetais (verduras, legumes e frutas), além do consumo de chá verde, das vitaminas A e D, de selênio (presente na castanha do Pará), e de tomate – fonte de licopeno.
Essas são formas de se prevenir, mas não evitam completamente que tenhamos o câncer de próstata. O que temos hoje de mais efetivo é a detecção dessa neoplasia precocemente (quando temos a possibilidade de cura em cerca de 90% dos casos). Para que isso seja possível, é importante que façamos os exames anuais de rotina. Trata-se de colher um exame de sangue (o PSA – antígeno prostático específico) e o exame físico (o toque retal). Alguns homens ainda ficam incomodados em pensar no toque retal, mas trata-se apenas de um exame (importante e indolor). Leva apenas alguns segundos e é essencial, pois cerca de 1 em cada 5 homens com câncer na próstata têm o exame do PSA normal. É também necessário salientar a importância em procurar um especialista para a interpretação correta do exame, pois várias circunstâncias podem alterá-lo além do câncer, o que apenas seu médico pode esclarecer.
A Sociedade Brasileira de Urologia (SBU) recomenda que os exames preventivos sejam realizados 1 vez por ano, após os 45 anos de idade, sendo antecipado para 40 anos caso o homem tenha um familiar com câncer de próstata.
É importante lembrar que o câncer de próstata é assintomático em suas fases iniciais, ou seja, a pessoa não sente nenhum sintoma. Só iniciará a sentir dor ou dificuldade de urinar quando a doença já estiver avançada.
Tratamento de Câncer de Próstata
A forma de tratamento adequada depende de cada caso; da idade do paciente, da expectativa média de vida, do estadiamento da doença (se localizada ou avançada) e principalmente da escolha do paciente frente às opções possíveis.
Para doenças que estão ainda apenas na próstata, existem 3 tipos de tratamento (que são usados isolados ou em associação), que têm o objetivo de tentar curar o paciente. São eles a cirurgia, a radioterapia (radiação aplicada externamente) e a braquiterapia (que consiste na colocação se sementes radioativas no local da próstata). Cada uma delas tem suas vantagens e desvantagens. Para pacientes mais idosos e tumores menos agressivos, pode-se também acompanhar o paciente rigorosamente e tratar apenas se o tumor mostrar sinais de alteração em sua agressividade. A decisão da melhor forma de tratamento deve ser tomada em conjunto entre o médico, o paciente e a sua família.
Sobre a forma de cirurgia (aberta – convencional, laparoscópica – com pequenas incisões, ou por robô), todas se mostram equivalentes quanto aos resultados oncológicos (chance de controle da doença).
Nos casos avançados, onde a doença já “se espalhou” pelo corpo do paciente, também existem tratamentos, embora não sejam mais curativos, mas que podem controlar a doença, como o bloqueio hormonal (trata-se de bloquear a produção de testosterona, o hormônio masculino, que faz o câncer se desenvolver) ou a quimioterapia em alguns casos.
A mensagem mais importante que desejamos passar é sobre a importância em ter uma vida saudável, fazer exames de rotina regularmente e, no caso de você ou algum familiar descobrir que tenha câncer de próstata, não entre em pânico: procure um urologista, que ele poderá fornecer o tratamento adequado para o seu caso.
Fonte: http://www.cliquecontraocancer.com.br/paginas.cfm?id=57&p=cancer-de-prostata

quinta-feira, 13 de janeiro de 2011

Quem é Ele



Cancro (português europeu) ou Câncer (português brasileiro) é uma doença caracterizada por uma população de células que cresce e se dividem sem respeitar os limites normais, invadem e destroem tecidos adjacentes, e podem se espalhar para lugares distantes no corpo, através de um processo chamado metástase. Estas propriedades malignas do câncer o diferenciam dos tumores benignos, que são auto-limitados em seu crescimento e não invadem tecidos adjacentes (embora alguns tumores benignos sejam capazes de se tornarem malignos). O câncer pode afetar pessoas de todas as idades, mas o risco para a maioria dos tipos de câncer aumenta com o acréscimo da idade.[1] O câncer causa cerca de 13% de todas as mortes no mundo, sendo os cânceres de pulmão, estômago, fígado, cólon e mama os que mais matam.[2]
Médicos do Egito antigo (3000 a.C.) registraram doenças que, dadas suas características, provavelmente podiam ser classificadas como câncer. Hipócrates (377 a.C.) também descreveu enfermidades que se assemelhavam aos cânceres de estômago, reto, mama, útero, pele e outros órgãos. Portanto, a presença do câncer na humanidade já é conhecida há milênios. No entanto, registros que designam a causa das mortes como câncer passaram a existir na Europa apenas a partir do século XVIII. Desde então, observou-se o aumento constante nas taxas de mortalidade por câncer, que parecem acentuar-se após o século XIX, com a chegada da industrialização.[3]
Quase todos os cânceres são causados por anomalias no material genético de células transformadas. Estas anomalias podem ser resultado dos efeitos de carcinógenos, como o tabagismo, radiação, substâncias químicas ou agentes infecciosos. Outros tipos de anormalidades genéticas podem ser adquiridas através de erros na replicação do DNA, ou são herdadas, e conseqüentemente presente em todas as células ao nascimento. As interações complexas entre carcinógenos e o genoma hospedeiro podem explicar porque somente alguns desenvolvem câncer após a exposição a um carcinógeno conhecido. Novos aspectos da genética da patogênese do câncer, como a metilação do DNA e os microRNAs estão cada vez mais sendo reconhecidos como importantes para o processo.
As anomalias genéticas encontradas no câncer afetam tipicamente duas classes gerais de genes. Os genes promotores de câncer, oncogenes, estão geralmente ativados nas células cancerígenas, fornecendo a estas células novas propriedades, como o crescimento e divisão hiperativa, proteção contra morte celular programada, perda do respeito aos limites teciduais normais e a habilidade de se tornarem estáveis em diversos ambientes teciduais. Os genes supressores de tumor estão geralmente inativados nas células cancerígenas, resultando na perda das funções normais destas células, como uma replicação de DNA acurada, controle sobre o ciclo celular, orientação e aderência nos tecidos e interação com as células protetoras do sistema imune.
O câncer é geralmente classificado de acordo com o tecido de qual as células cancerígenas se originaram, assim como o tipo normal de célula com que mais se parecem. Um diagnóstico definitivo geralmente requer examinação histológica da biópsia do tecido por um patologista, embora as indicações iniciais da malignidade podem ser os sintomas ou anormalidades nas imagens radiográficas. A maioria pode ser tratada e alguns curados, dependendo do tipo específico, localização e estadiamento. Uma vez diagnosticado, o câncer geralmente é tratado com uma combinação de cirurgia, quimioterapia e radioterapia. Com o desenvolvimento das pesquisas, os tratamentos estão se tornando cada vez mais específicos para as diferentes variedades do câncer. Ultimamente tem havido um progresso significativo no desenvolvimento de medicamentos de terapia específica que agem especificamente em anomalias moleculares detectáveis em certos tumores, minimizando o dano às células normais. O prognóstico para os pacientes com câncer é muito influenciado pelo tipo de câncer, assim como o estadiamento, a extensão da doença. Além disso, a graduação histológica e a presença de marcadores moleculares específicos podem também ser úteis em estabelecer o prognóstico, assim como em determinar tratamentos personalizados.

fonte :http://pt.wikipedia.org/wiki/Cancro_(tumor) as 22:14 de 13/01/11

Cancer: a informação vale uma vida!

Vou começar uma serie sobre uma das doenças que mais matam na atualidade: o Cançer
Um dos motivos que me levaram a resolver falar sobre esse assunto é que vejo que existe muita falta de informação por parte das pessoas, especialmente dos familiares.
As informações eu busquei no site do Hospital do Cancer de Barretos no www.cliquecontraocancer.com.br onde voce pode ter mnais informações sobre os tumores, onde pode ler historias de pessoas que ja passaram por isso e tambem onde voce pode fazer a sua doação.Eu nunca fui ao Hospital do Cancer de Barretos mas todas as pessoas que eu conheço que foram só tem elogios a fazer.Por isso fico feliz em ter um canal para divulgar esse hospital tao especial.

Como se fosse a Primeira vez



Todos sabem o quanto sou fã do Paulo Ricardo entao aqui vai a letra de uma das musicas mais lindas dele.
Como Se Fosse a Primeira Vez Paulo Ricardo Composição: Michael Sullivan / Paulo Ricardo


Desde que te conheci
Naquelas tardes vendo o sol se pôr

Que eu procuro descobrir

Novas maneiras de cantar o amor

Sempre tantas emoções

Uma aventura que não tem mais fim

Que eu celebro nas canções

Que eu fiz e que você fez pra mim

Te falei de todos os detalhes

Do meu ciúme da minha paixão

Minhas viagens pelos sete mares

Começo de um namoro no portão

Te falei dos beijos no cinema

Foi só por isso que eu corri demais

Com a cabeça cheia de problemas

Além do horizonte encontro a paz

A mesma paz que o seu sorriso

Me traz na hora de dormir

É tudo aquilo que eu preciso

E eu já não posso mais fugir

Te falei dos traumas, almas gemeas

Na hora de se despedir

Falei de sexo, macho e femea

E eu não vou me repetir

E não vou dizer mais nada

Feche os olhos e me beije outra vez

Minha amiga amante amada

O amor faz suas próprias leis

Nos amamos como se fosse a primeira vez

segunda-feira, 10 de janeiro de 2011

Agressão à Mulher



Ainda hoje no mundo globalizado em que vivemos encontramos casos de agressão á mulher. Seja agressão física, psicológica ou moral ela é repugnante. O mais inacreditável de tudo isso é ver que as mulheres agredidas muitas vezes não denunciam seus agressores e continuam vivendo sob o mesmo teto deste. O que as levam a isso? Não, não é masoquismo. Quem já passou por isso sabe que são muitos os motivos que levam a mulher a não abandonar nem denunciar o seu agressor.
Alguns motivos que levam a mulher a não denunciar:
*vergonha de assumir perante a sociedade, seus amigos e familiares que aquele relacionamento que parecia tão mavilhoso para as pessoas de fora não passa de mero teatro. Nós mulheres sonhamos com um casamento perfeito e buscamos isso, um dia esse sonho se realiza e nos vemos ali na igreja diante de centenas de pessoas que ali estão para testemunhar um amor que desejamos ser para a vida toda. Só que um dia esse sonho se torna pesadelo e aquele que só tinha mão para fazer um afago começa a usá-las para nos deixar com profundas marcas tanto no corpo quanto na alma.
*medo de não receber apoio família na hora de voltar para casa
*dificuldades financeiras, muitas vezes o agressor é aquele tipo de marido/companheiro que não deixa a mulher trabalhar e ela sabe que após muitos anos de vida conjugal haverá dificuldades em conseguir um emprego
*achar que os filhos têm o direito de conviver com o pai, ou seja, ela se anula preferindo viver sendo espancada desde que seu filho possa conviver com o pai
*medo de morrer. Na maioria das vezes o agressor ameaça a mulher dizendo que caso ela o abandone ele a matara, sim existe esse tipo de ameaça e infelizmente muitas vezes são cumpridas.

A Lei Maria da Penha é a lei que protege a mulher contra qualquer tipo de violencia.Para saber mais sobre essa lei visite o site http://www.leimariadapenha.com