O Sorriso é uma formula de beleza mais eficaz que qualquer cosmetico!

domingo, 23 de janeiro de 2011

Câncer Colorretal (Cólon, Reto e Intestino Grosso)

O que é o câncer colorretal?
O câncer colorretal é uma neoplasia que se origina de qualquer porção do colón, reto ou canal anal. A doença começa na camada superficial do revestimento intestinal e com o tempo vai atingindo as camadas mais profundas.
Atinge pessoas de qualquer sexo e idade, mas é mais comum após os 50 anos. No Brasil, para o ano de 2010, há uma estimativa de 13.310 casos novos em homens e 14.800 casos novos em mulheres, sendo assim, o 4° tumor mais comum em homens (ficando atrás de próstata, pulmão e estômago) e o 3° tumor mais comum em mulheres (depois de câncer de mama e colo de útero).
Em 2009, o Hospital de Câncer de Barretos registrou 649 casos de câncer colorretal, cujos dados se dividem entre Cólon (305), Junção Retossigmóide (30), Reto (285) e Canal Anal (29).
Como ocorre o câncer colorretal?
A maioria dos tumores começa como uma lesão benigna que evolui lentamente até transformar-se em um tumor maligno (câncer). Nesta fase de evolução, é possível retirar a lesão e impedir a sua evolução para um câncer. Por isso, a prevenção é uma atitude importante para a detecção precoce das lesões, ainda em fase benigna ou em estádios clínicos iniciais e curáveis.
O que são pólipos?
Os pólipos são pequenas lesões que se desenvolvem na mucosa do intestino grosso e podem sofrer degeneração até evoluírem para o câncer intestinal. Os pólipos podem ter o formato chato (conhecido por séssil e sendo mais propenso a se tornar maligno) ou em forma de cogumelo (conhecido como pediculado e possui uma possibilidade menor de se tornar maligno). O diagnostico e a retirada dos pólipos, evitam a degeneração e progressão para neoplasia. Logo, o acompanhamento e tratamento dos pólipos é uma atividade importante.
Os pólipos ainda podem estar relacionados com condições hereditárias como a Polipose Adenomatosa Familiar e algumas síndromes, que podem causar o aparecimento de diversos pólipos no cólon e no reto.
Fonte:http://www.cliquecontraocancer.com.br/paginas.cfm?id=73&p=cancer-colorretal--colon,-reto-e-intestino-grosso-

Nenhum comentário:

Postar um comentário